EXERCÍCIO DE REVISÃO
Questionário Neuroanatomia – Parte 1 de 2
Perguntas e Respostas do conteúdo de Neuroanatomia. Tente responder utilizando o livro-texto e o material de sala.
Contexto
Este questionário foi elaborado em tempo real com os alunos da turma de enfermagem para nortear o estudo do vasto conteúdo de Neuroanatomia.
Não se trata de questões da prova previamente disponibilizadas. Isso não é permitido. É um instrumento para auxiliar ao aluno.
Como realizar esta tarefa?
Faça-o em casa. Este é um trabalho seu, não precisa ser entregue ao professor. Tente responder as perguntas utilizando os seus conhecimentos. Caso você não se lembre de algo, busque as respostas no Livro, no Atlas e no material de sala. As nossas videoaulas também podem ajudar na resolução deste exercício.
Questionário
Generalidades
1
Quais são as vesículas primordiais e quais suas divisões, qual estrutura que elas formam?
Mesencéfalo: é sempre Mesencéfalo (origina os Pedúnculos cerebrais);
Rombencéfalo: divide-se em Metencéfalo( origina a Ponte e o cerebelo) e Mielencéfalo(origina o Bulbo).
2
De qual folheto é formado o sistema nervoso, o que é SNC e SNP?
O Sistema Nervoso Central é o cérebro e a medula espinhal.
O Sistema Nervoso Periférico são os nervos cranianos (12 pares) e os nervos espinhais(31 pares).
3
Quais as estruturas compõem o sistema nervoso supra segmentar e o seguimentos, por que dividimos desta maneira?
4
O que significa dizer uma estrutura inervada pelo sistema nervoso autônomo? Exemplifique.
Telencéfalo
5
Como se organiza o córtex cerebral? Por que recebe esse nome?
6
Qual estrutura une os dois hemisférios cerebrais?
O corpo caloso é formado por rostro, joelho, tronco e esplênio.
Entre o corpo caloso e o fórnix, estende-se o septo pelúcido.
O tronco (corpo) do corpo caloso dilata-se posteriormente no esplênio do corpo caloso e se flete, na porção anterior, em direção à base do cérebro, para constituir o joelho do corpo caloso. Abaixo do esplênio do corpo caloso, emerge na forma de arco o fórnix, um feixe de fibras constituído por duas metades laterais e simétricas, afastadas na extremidade e unidas entre si no trajeto abaixo do corpo caloso (MACHADO, Angelo. Neuro Anatomia Funcional. 2a.edição. Editora Atheneu)
7
Qual a razão do cérebro estar organizado em giros e sucos?
8
Quais são os lobos cerebrais? Qual deles não se relacionam com os ossos do crânio?
Os lobos são: Lobo Frontal, Lobo Parietal, Lobo Temporal, Lobo Occipital e Lobo da Ínsula. O lobo que não se relaciona com os ossos do crânio é o lobo da Ínsula.
9
Funções básicas e gerais de alguns córtices (plural de córtex) cerebrais:
B: O córtex sensorial primário: O Giro pós central
C: O córtex visual: O Lobo Occipital.
10
Qual estrutura do Telencéfalo consolida as memórias de curto prazo e a de longo prazo?
11
Diferencie anatomofisiologicamente as Áreas de Broca e Wernicke.
Área de Wernicke: Situada entre o lobo temporal e o lobo parietal. Responsável por Parte da compreensão da fala.
12
O que é a neuroglia? De que ela é composta no SNC e SNP.
Glia, do grego, significa cola. As células que fazem parte de um sistema de ‘suporte’ ao Sistema Nervoso, são chamadas de células da glia ou neuróglia. Cada célula destas é um gliócito e possuem nomes específicos.No sistema nervoso periférico, tem-se as células de Schwann, identificadas pelo pelo fisiologista alemão Theodor Schwann (1810-1882), mielinizam os axônios dos neurônios periféricos. O dano nessa célula pode causar esclerose múltipla. As células satélites cuidam da oxigenação e da limpeza dos axônios do sistema nervoso periférico.
Já no sistema nervoso central, tem-se os Oligodendrócitos que fazem a mielinização dos axônios do sistema nervoso central, as células ependimárias estão dentro do canal medular são bastante ciliadas, pois fazem a movimentação líquor no epêndima. Os astrócitos mantém a barreira hematoencefálica ou barreira sangue-cérebro, que é uma proteção mecânica do sistema central. Por último, há outra célula da glia que recebe o nome de micróglia. Estas são responsáveis pela fagocitose e pela manutenção do oxigênio do sistema nervoso central.
13
Como age o Sistema Nervoso Simpático e o Sistema Nervoso Parassimpático nos órgãos listados.
– Brônquios: o sistema nervoso simpático dilata os brônquios e o parassimpático os contrai, ou seja, faz a boncoconstricção.
–Coração: o sistema nervoso simpático aumenta os batimentos cardíacos e o sistema nervoso parassimpático diminui os batimentos.
–Estômago: o sistema nervoso simpático diminui a secreção gástrica e o sistema nervoso parassimpático aumenta a secreção gástrica.
–Bexiga: o sistema nervoso simpático diminui o esvaziamento da bexiga e o sistema nervoso parassimpático aumenta esse esvaziamento da bexiga.
14
Quais as estruturas do sistema nervoso central são os nossos controladores de movimento?
O cerebelo e os núcleos da base.
Os núcleos da base (não devem ser chamados de Gânglios da base, pois um aglomerado de corpos de neurônios no Sistema Nervoso Central são chamados de Núcleos, e no Sistema Nervoso Periférico de gânglios, por isso, o correto sempre será Núcleos da Base ou de Giornando) , são constituídos por um conjunto de núcleos no cérebro com diferentes estruturas e atividades que atuam como uma unidade funcional. Emitem e recebem projeções entre si e com o córtex cerebral, tálamo e tronco cerebral, e são responsáveis por diversas funções como: coordenação motora, comportamentos de rotina, emoções e cognição. Mas estão relacionados principalmente com o controle de movimentos.
Os principais constituintes dos núcleos da base são: corpo estriado (núcleo caudado e putâmen), globo pálido, núcleo subtalâmico e substância negra.
Diencéfalo
15
Quais as estruturas que compõem o Diencéfalo humano?
Os Tálamos, corpos geniculados lateral e medial, hipotálamo, as habênulas, corpo pineal.
16
Qual estrutura do diencéfalo produz hormônios liberadores para hipófise?
O hipotálamo. Alguns autores chegam a afirmar que alguns hormônios liberados pela hipófise ( como os da neuro-hipófise, são produzidos no hipotálamo e apenas liberados pela hipófise).
17
Qual estrutura do diencéfalo produz hormônios liberadores para hipófise?
E o conjunto de estruturas do sistema nervoso, principalmente, estruturas no diencéfalo, relacionado com as nossas emoções (giro do cíngulo, istmo do giro do cíngulo, giro para-hipocampal, hipocampo, hipotálamo, núcleos anteriores do tálamo, epitálamo, área septal anterior do diencéfalo, amígdala núcleos do tronco encefálico, principalmente os núcleos do mesencéfalo).
18
Qual estrutura é considerada como lobo límbico?
O Giro do Cíngulo.
19
O que é o forame de Monro?
O forame interventricular (ou forame de Monro) é um óstio que liga os ventrículos laterais com o terceiro ventrículo próximo ao fórnice, em uma das extremidades do Sulco Hipotalâmico no diencéfalo.
20
Qual estrutura une os dois tálamos?
A Aderencia intertalamica.
21
Qual estrutura marca a divisão anatômica entre o tálamo e o hipotálamo?
O Sulco Hipotalâmico.
22
Qual estrutura mais proeminente do epitálamo?
A Glândula Pineal ou Epífise, que produz o hormônio melatonina.
23
O que é o pulvinar do tálamo?
É uma estrutura posterior e proeminente do Tálamo. Está localizada posteriormente em cada tálamo.
24
Quais estruturas compõem o Metatálamo e o Subtálamo?
Metatálamo: corpos geniculados medial e lateral.
Subtálamo: é uma zona de transição entre o diencéfalo e a área tegumentar do mesencéfalo.
25
Qual estrutura liga o terceiro ventrículo ao quarto ventrículo?
O Aqueduto do mesencéfalo.
26
Como se chama a zona de transição entre o Diencéfalo e Tegumento do Mesencéfalo e que se localiza abaixo do Tálamo? Uma lesão nesta área causa qual manifestação clínica?
O Subtálamo. A manifestação clínica são movimentos anormais das extremidades chamadas de hemibalismo.
27
Qual o melhor corte anatômico para a visualização e o estudo do Diencéfalo?
O corte sagital mediano.
28
Ao removermos o Septo Pelúcido qual estrutura visualizamos?
Os ventrículos laterais.
Curiosidade: O septo pelúcido (do latim septum pellucidum, divisória transparente) é composto por duas lâminas verticais de tecido nervoso do sistema nervoso central situada entre os dois hemisférios do cérebro. Localiza-se inferior ao corpo caloso, superior ao fórnix e entre os ventrículos laterais. O septo pelúcido é uma lâmina dupla de tecido nervoso misto que separa os dois ventrículos laterais. Em um adulto, tem aproximadamente 3cm de altura e 2 a 3mm de espessura. (DUQUE PARRA, Jorge Eduardo. Cavum Septum Pellucidum: Hallazgo Mediante Disección Neuroanatómica. Int. J. Morphol., Temuco, v. 30, n. 4, dic. 2012 . Disponível em <http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-95022012000400039&lng=es&nrm=iso>.
Créditos:
Antonio Fábio
Brenda Freitas de Sousa
Brenna Freitas
Daniel Lopes
Iara Teixeira
Magna Alencar
Rafael Maciel Neto
Severina Carvalho do Nascimento
Sobre:
As tarefas e trabalhos prescritos ou sugeridos podem acontecer ao longo do semestre letivo e têm como finalidade agregar conhecimento ao aluno cursando a disciplina. Não pussuem caráter obrigatório, exceto se definido nas características acima. Portanto, em caso da não obrigatoriedade da excecução, é reservada ao aluno a livre escolha da realização ou não da tarefa.
O aluno deve entregar a tarefa no prazo estipulado pelo professor que não receberá a mesma fora deste tempo.
Pode entrar em contato comigo quando precisar. Mas, antes, dê uma olhadinha se a sua dúvida está respondida aqui:
1. Se eu estiver doente no dia da entrega e faltar a aula:
A menos que haja disposição em contrário, você pode mandar o seu trabalho por um colega. O professor não receberá o trabalho posteriormente.
2. Caso eu não entregue de jeito nenhum, como fica a minha nota?
Exceto para as provas práticas que são obrigatórias por regra institucional e para os trabalhos e tarefas consideradas obrogatórias, você não ganha nem perde ponto. Fica a nota da sua prova somente, como se nunca houvesse trabalho.
3. Se for necessária apresentação oral e eu não apresentar?
Você será avaliado individualmente. Caso o trabalho seja para nota, você ficará com a pontuação da apresentação oral igual a zero e isso será somado e dividido na siua nota. Portanto, você terá sua nota diminuída. Nào tenha medo de apresentar o trabalho. A sala de aula é local pra gente aprender.
4. Contribuí financeiramente com tudo, mas faltei no dia de apresentar.
Você será avaliado individualmente. Caso o trabalho seja para nota, você ficará com a pontuação da apresentação oral igual a zero e isso será somado e dividido na siua nota. Portanto, você terá sua nota diminuída. Não tenha medo de apresentar o trabalho. A sala de aula é local pra gente aprender.
5. Contribui financeiramente, mas não participei da montagem
Você terá a sua nota proporcionalmente. A apresentação é obrigatória quando fizer parte das características do trabalho.
6. Outra pessoa fez o meu trabalho e coloquei meu nome
Isso tem um nome: fraude! E, como tal, as regras institucionais serão aplicadas. Você terá pontuaçào igual a zero e sua nota será diminuida. Você ainda poderá ser notificado e responsabilizado arcando com apenações e medidas disciplinares.
O nosso grupo não dividiu a pontuação 'canadense' de forma honesta
Qualquer atividade cujo sistema de avaliação seja o da 'Nota Canadense', por padrão, considera-se que haja maturidade e extrema retidão no momento de dividir os pontos. Todos os do grupo serão apenados com medidas disciplinares e a nota será reduzida. O aluno que fraudou (foi beficiado) e o líder do grupo também terão nota do trabalho iual a zero.
8. Não tenho tempo para fazer os trabalhos
É algo lamentável. O fato de você estar cursando a universade requer de você um certo tempo para dedicar-se às tarefas. Os cursos superiores não se fazem somente com a presença às aulas, mas com o estudo domiciliar. As tarefas fazem parte do processo de ensino e aprendizado.
Entre em Contato:
O que você achou do meu site?
Sugestões são bem-vindas.
Direitos Autorais:
Este site pode conter imagens de bancos dos quais posso ser colaborador. Algumas foram compradas e outras são cortesia de Freepik | Pixabay | FlatIcon | Unsplash | Pijumbo
© 2019 Musse Jereissati.
NAVEGAÇÃO RÁPIDA